top of page

Comunicação de risco

Onde podemos contactar com a henna?
Que tipo de tatuagens temporárias existem?

A henna é essencialmente usada pelas suas propriedades de coloração. É utilizada para tingir o cabelo, as unhas, a pele, a lã, o cabedal e a seda. Hoje em dia podemos encontrar a henna em diferentes produtos de cosmética, como tintas para o cabelo ou ao nível da arte corporal, em tatuagens temporárias. Estas são pinturas que se aplicam na pele, normalmente feitas com corantes de origem vegetal que se ligam à queratina de pele e permanecem durante dias ou mesmo semanas.

É comum encontrarmos este tipo de “body art” em locais como feiras de rua, praias, festas e festivais, feita por vendedores que não têm licença muitas das vezes para o fazer. Também são recorrentes em casamentos e festas e aniversário com significado cultural.

Existem dois tipos de tatuagens:

 

- originais tatuagens de henna natural:

  • é usado o extrato das folhas secas de Lawsonia inermis

  • origina uma tatuagem de cor vermelha acastanhada ou laranja acastanhada

  • henna misturada com outros compostos como limão ou óleo de eucalipto

  • permitidas para uso no cabelo mas não para adorno da pele

 

- tatuagens de henna negra:

  • consiste numa mistura de henna com outros compostos como o PPD (p-fenilenodiamina)

  • conferem uma cor negra à tatuagem

  • o seu uso não é permitido para adorno da pele

Um pessoa que procura realizar este tipo de tatuagem deve estar ciente do risco que pode correr, caso procure faze-lo num local onde não há garantia de qualidade. O risco acresce quando são adicionados corantes à pasta para a tornar mais escura, caso das tatuagens de henna negra.

Os sintomas começam por aparecer após 3 a 12 dias da aplicação da tatuagem e passam por comichão e vermelhidão, manchas, bolhas e descoloração da pele. Podem ainda ocorrer efeitos adversos a longo prazo como dermatite de contato alérgica, poli sensibilização e lesões cutâneas permanentes. O contacto com estes compostos químicos pode provocar uma sensibilização permanente dos indivíduos, que ficam vulneráveis a produtos como tintas capilares, tecidos sintéticos, borracha, latex, alguns protetores solares, sufamidas antimicrobianas e anestésicos locais. Nos casos mais graves é necessária intervenção médica, bem como consequente hospitalização.

É um corante existente nas tatuagens de henna negra que apenas é aprovado para as tintas capilares (até um limite máximo de 6%), não sendo legal o seu uso em produtos de decoração da pele. Apesar disto este corante é adicionado à pasta de henna das tatuagens temporárias, de modo a que estas sejam mais duradouras e tenham um tom mais escuro, preferido por quem procura este tipo de arte. Conferem uma coloração imediata da pele, mas o problema é que estes aditivos são conhecidos por causar reações alérgicas e hipersensibilidade em alguns indivíduos.

Devo preocupar-me com as tatuagens temporárias? Qual o seu risco?
O que é a p-fenilenodiamina?
Como posso evitar o risco associado às tatuagens temporárias?

A forma mais eficaz de evitar os efeitos adversos é nunca fazer este tipo de tatuagem.

Mas caso se pretenda concretizar essa ideia, há que ter em conta algumas recomendações:

1º Saber reconhecer a cor de uma pasta de henna natural. Normalmente esta é de tom acastanhado, mas caso seja mais escura (negra) é porque provavelmente contém outros corantes de origem duvidosa.

2º Requerer a lista de ingredientes/instruções para analisar as condições da pasta e a sua origem. Caso esta não esteja disponível para consulta, a tatuagem deve ser evitada.

3º Se após a realização da tatuagem a pasta é passível de ser removida depois de uma hora, é porque esta é henna negra.

Estas tatuagens que se assemelham às “tatuagens tribais” são bastante populares essencialmente no verão e cada vez mais procuradas pelas camadas mais jovens. Uma questão preocupante é que já há muitas crianças a partir dos 4 anos que fazem este tipo de tatuagem e acabam por desenvolver reações de pele graves, pois os pais desconhecem os riscos desta realidade.

O problema da sensibilização afeta principalmente crianças e jovens, o que pode comprometer a sua saúde futura bem como as suas escolhas profissionais, pois ficam vulneráveis ao contacto com diversos materiais.

Porque as crianças e jovens constituem o principal grupo de risco?
É verdade que as pessoas com deficiência em Glucose-6-Fosfato constituem um grupo de risco também?

A primeira coisa a fazer em caso de reação alérgica é ir ao médico para procurar tratamento adequado, que muitas vezes passa pelos esteroides tópicos. Depois disso, é possível reportar o caso à EMA (European Medicines Agency).

No futuro a pessoa deve manter-se continuamente alerta para evitar o contacto com produtos que contenham este tipo de corantes, henna ou PPD (fenienodiamina) ou outros alergenos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

 

  • Bhakti Petigara Harp; Katherine Hollinger. "Temporary Tattoos: Raising Consumer Awareness of Safety." (2014). Food & Drug Administration.

               

 

 

Sim, estes doentes constituem o principal grupo de risco. A deficiência na enzima Glucose-6-Fosfato desidrogenase, submete a pessoa a um risco acrescido de desenvolver anemia hemolítica aquando do contacto com henna, mais propriamente com a lawsona, o seu constituinte mais importante.

O que fazer em caso de reação à tatuagem?
bottom of page