Tratamento capilar
A henna é principalmente utilizada em colorações capilares devido à sua constituição maioritária em Lawsona que confere a esta planta propriedades de coloração.
Para coloração é obtido o pó a partir de folhas secas da planta. Uma formulação de tinta para o cabelo contém um máximo de 20% de pó suspenso em 80% de água.
Nos EUA, a FDA estabeleceu alguns requisitos que devem ser cumpridos na utiliazação da henna como coloração capilar, nomeadamente:
-
O produto não deve conter mais de 10% de material vegetal de Lawsonia inermis L., que não seja o da folha e do pecíolo, e não devem ter outras plantas na mistura;
-
Humidade, deverá ser inferior a 10%;
-
No ensaio das cinzas total, não deverá ter mais do que 15%;
-
Não deve conter mais do que 20 ppm de Chumbo (Pb);
-
Não deve conter mais do que 3 ppm de Arsénio (As).
Em Portugal, embora haja falta de legislação, também podemos encontrar à venda em lojas online, produtos capilares com henna na sua constituição:
Bibliografia:
-
CCS (Scientific Committee on Consumer Safety), 2013. Opinion on Lawsonia inermis (henna). European Commission (EU). Disponível em: (http://ec.europa.eu/health/scientific_committees/consumer_safety/docs/sccs_o_140.pdf);
-
FDA (US Food and Drug Administration, 2014. Code of Federal Regulations Title 21. Disponível em: (http://www.accessdata.fda.gov/scripts/cdrh/cfdocs/cfcfr/CFRSearch.cfm?fr=73.2190)