Tatuagens Temporárias
Relativamente à utilização da henna como produto para a elaboração de tatuagens temporárias, esta é uma prática muito frequente nos países orientais e tem o nome de mehndi. No entanto, segundo a FDA, a henna está apenas aprovada para o uso em produtos de coloração capilar, uma vez que a aplicação direta na pele não foi classificada como segura.
A possível adição de outros compostos como a p-fenilediamina (PPD) para a obtenção de um produto designado "Black Henna" é utilizada para a obtenção de diferentes cores, uma vez que a henna produz originalmente um tom avermelhado, mas tal como a henna, apenas está aprovado para a coloração capilar e não para aplicação direta na pele.
Apesar deste facto, é ainda comum nos países orientais a utilização deste tipo de tatuagens, quer seja na rua ou através de kits em postos de venda online. Alguns exemplos de kits são:
Bibliografia:
-
FDA (US Food and Drug Administration, 2014. Code of Federal Regulations Title 21. Disponível em: (http://www.accessdata.fda.gov/scripts/cdrh/cfdocs/cfcfr/CFRSearch.cfm?fr=73.2190);
-
Groot, A.C., Side-effects of henna and semi-permanent 'black henna' tattoos: a full review. Contact Dermatitis, 2013. 69(1): p. 1-25.


